Começando um novo canal no Youtube

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Tem ou pretende criar um canal no Youtube? Então veja este checklist especial para você não esquecer das coisas que vão te ajudar a alcançar o sucesso na plataforma.  Com um canal no YouTube, tudo o que você precisa fazer é enviar o vídeo e espalhar endereço de acesso a eles pela sua escola ou universidade. E para facilitar a sua navegação, todos os itens do checklist estão separados por tópicos:

– Criação do Canal
– Upload do Vídeo (Enviando o Vídeo Para o Youtube)
– Preparação Para Lançamento do Vídeo (Ajustes finais antes do vídeo ser liberado para o público)
– Pós Lançamento do Vídeo
– Dicas Especiais


Aqui tem algumas dicas de pessoas que tem canal e sabem como conquistar os fãns, tem muitos inscritos e fazem sucesso na plataforma. Encontrei também em alguns blogs sobre o assunto e compartilho com você. No momento não tenho nenhum canal, apenas o blog, porém apoio muito a ideia para quem quer começar. Então vamos lá!

Criação do Canal

Essa parte é uma das mais complicadas, pois envolve muita criatividade, pesquisas e trabalhos com design. Vamos ver cada uma em ordem:

1- Título do Canal

Empresas e profissionais devem seguir uma dessas 2 opções para escolher o nome do seu canal:
1- Utilizar o mesmo nome da sua empresa / produto;
2- Utilizar o nome da pessoa que é a cara do negócio;

Se o seu objetivo no Youtube não é promover uma empresa ou um negócio, sinta-se livre para dar um nome bem criativo para o canal, mas nada impede que você utilize as dicas do item 1 e 2, ok?

2- Avatar do Canal (Imagem de Perfil ou Ícone)


O ícone do seu canal pode ser o que você quiser. No caso de empresas, é comum que a logo seja o avatar do canal, logo, se esse for o seu caso, você terá um trabalho de design a menos para fazer.
Caso seja um profissional que quer aumentar a sua autoridade, ou uma pessoa que quer fazer vlogs para o Youtube, uma simples foto com o seu rosto em evidência, ou do busto, servirá perfeitamente.
O Avatar aparece dentro da capa do seu canal, próximo à descrição dos vídeos e em comentários que você faz no Youtube. Caso sua conta seja vinculada a uma página no Google Plus, a imagem da página será utilizada como o avatar do canal, e é aqui que algumas pessoas enfrentam um probleminha chato…
Se isso não acontecer com você, ignore a dica a seguir e passe para o próximo tópico. Você está tentando adicionar uma foto de perfil para o seu canal e aparece uma mensagem de erro? A solução é simples:
1- Use o aplicativo do smartphone para o Google Plus (caso seu canal seja vinculado a uma página) e faça a alteração da foto por lá. Em aproximadamente 15 minutos a sua foto será atualizada no Youtube.
2- publique uma foto na sua página do Google Plus – tanto faz usar o computador ou o celular – e clique na foto. Há uma opção que permite que a foto selecionada seja utilizada como novo avatar do perfil. Depois de salvar, espere 15 minutos para a atualização no Youtube.

3- Capa do Canal (Arte do Canal)


Além de bonita e chamativa, é ideal que a capa de um canal também seja informativa. Veja os exemplos abaixo:
O exemplo Nº1 mostra os dias em que o canal é ativo. Vídeos de segunda à sábado as 11h. Os fãs e inscritos desse canal já sabem por qual dia eles devem esperar, sem contar de que todos estão cientes do horário do canal. Isso é muito interessante para canais de notícias e informações gerais e divulgar a periodicidade na capa funciona quase como um retentor natural de público para o seu canal.
O exemplo Nº2 é um canal de uma marca de vestidos muito conhecida, Sherri Hill, e a capa traz nada mais que as modelos com seus vestidos lindíssimos. É simples, porém traz o TUDO que o canal tem a oferecer. 
O exemplo Nº3 é simplesmente criar uma capa bonita e que expresse a comunicação visual da sua marca ou canal. Como o estilo do canal é comédia, a capa fica um tanto a cara do comediante.

Outros canais que você pode conferir a capa e se inspirar: Franciny Ehlke, American Top, Thalita Ferraz, Acredite ou Não.
Alguns que citei acima, tem umas capas bem legais e chamam minha atenção. Também faço capa personalizada para Youtubers, depois posto os canais que usam minha arte,  e se quiser a sua pode pedir abaixo nos comentários.

4- Sobre – Descrição do Canal


Esta foto é autoexplicativa. No seu canal também há uma seção “sobre”, na qual você pode escrever os objetivos do canal, dar informações sobre quem o produz, entre várias outras coisas. Para otimizar os resultados do seu canal nas buscas, sugiro que descreva um pouco do trabalho que será feito e utilize palavras-chave para fazer isso. Não deixe a descrição do canal em branco, ok?

5- Configurações Avançadas Do Canal

No estúdio de criação, selecione a opção “canal” e clique em “avançadas”. As duas primeiras opções que você verá são “país” e “palavras-chave do canal”.
Marcar um país específico não é algo ruim. Se você selecionar o Brasil, por exemplo, pessoas de outros países ainda poderão ver o seu conteúdo. A única diferença é que usuários brasileiros encontrarão o seu canal com mais facilidade.
Depois disso, adicione uma lista de palavras-chave para que o Youtube saiba quais temas o seu canal aborda. É muito importante que você faça isso logo durante a criação do canal.
Ainda nas configurações avançadas, aconselho que preencha dois itens:

6- Website associado
Para confirmar que o seu canal faz parte de um projeto maior, com site ou blog, ajudando até nos resultados de pesquisas

7- Recomendações do canal

Há dois tipos de recomendação de canal:
– Recomendação feita por você (Canais em Destaque)
– Recomendação feita pelo próprio Youtube, conhecida como (Canais Relacionados) ou (Canais Famosos).
A diferença é que na primeira opção você escolhe quais canais serão recomendados e qual é a chamada usada para a recomendação, como pode ser visto na primeira seta, você pode "trocar" recomendações com outros Youtubers.
A segunda opção, como mostra a segunda seta, tem o nome de Canais Relacionados e é feita automaticamente pelo Youtube, sem que você possa escolher quais canais aparecem ou não na lista.
E qual é o benefício dessa segunda opção? Quando você a habilita, o seu canal também pode aparecer como relacionado em algum canal no Youtube.
No caso de uma empresa ou profissional que quer ganhar autoridade, aconselho que não marque a opção para que sugestões fora do seu controle não apareçam em seu canal. A opção de “canal relacionado” está mais abaixo na página de Configurações Avançadas.

Upload do Vídeo

Há coisas muito simples que podem ser feitas nesta etapa para economizar o seu tempo e melhorar seus resultados. Veja só:

8- Mudar o Nome do Arquivo do Vídeo

Você não sabe, mas o nome do arquivo, mesmo não aparecendo para o público, tem o potencial de aumentar as chances do seu vídeo ser encontrado nas buscas.
Para isso, basta usar palavras-chave como nome do vídeo. Se o seu vídeo fala sobre os melhores filmes de 2016, um bom nome para o arquivo seria: melhores filmes cinema 2016 [insira aqui o nome de alguns dos melhores filmes]
Jamais deixe o arquivo com um nome aleatório.

9- Enviar o Vídeo Com Uma Thumbnail

Já possui a opção de enviar miniaturas personalizadas? Caso sim, lembre-se de usá-las em todos os vídeos. Elas são uma peça fundamental para que o seu vídeo receba cliques e seja visto por mais pessoas.
Caso não, vá até o estúdio de criação, clique em canal e, em seguida, em status e recursos. Depois disso, procure pela opção Enviar Miniaturas Personalizadas e veja quais critérios devem ser cumpridos para que a ativação seja realizada.
Em alguns casos a thumbnail pode demorar um pouco para carregar se for aplicada depois do upload. Para evitar este problema, aconselho que o faça durante o processo de upload.

10- Definir Uma Descrição Padrão

Para poupar tempo, é possível definir uma descrição padrão para todos os seus vídeos.
Normalmente isso é utilizado para que você deixe todos os dados de redes sociais pré-definidos, precisando apenas preencher informações específicas do vídeo que acabou de ser enviado.
Como as redes sociais costumam ser divulgadas na descrição de todos os vídeos, já dá para ter uma ideia de quanto tempo isso pode lhe poupar, não é?
Para fazer isso, vá até o estúdio de criação, clique em Canal e, em seguida, padrões de envio. Se você está começando, essa não é uma boa ideia, pois precisa dar mais dedicação aos novos inscritos, e seguir adiante.

11- Escreva Uma Descrição


Além dos links citados no item acima, não se esqueça de fazer uma breve descrição do seu vídeo, utilizando, se possível, palavras-chave, contatos e suas redes sociais.

12- Preencha as Tags


As TAGs são um dos mecanismos utilizados pelo Youtube para classificar e agrupar o seu vídeo de acordo com o assunto que ele trata, ou seja, é um dos critérios utilizados para exibir os vídeos que aparecem como resultado de uma pesquisa. Sempre tem tags rolando no mundo das blogueiras/youtubers, um bom exemplo é a Tag #Amúsicaque...

1. A música que me faz rir
2. A música que me motiva

3. A música que me lembra alguém que eu amo

4. A música que eu gostaria de ter escrito

5. A música que me lembra a infância

6. A música que da qual eu gosto da letra

7. A música que do qual eu gosto de acordar

8. A música que me lembra minha adolescência 

9. A música que me lembra minha melhor amiga

10. A música que me faz chorar
11. A música que eu adoro cantar
12. A música que marcou um momento da minha vida
13. A música que você dançaria agora

Lançamento do Vídeo

Neste item vamos explorar alguns dos recursos oferecidos pelo Youtube para melhorar o desempenho do seu vídeo em vários aspectos.

13- Anotações


As anotações servem para dar avisos, fazer correções e inserir links em seus vídeos. Produtores de Conteúdo do mundo inteiro usam este recurso. Anotações, no entanto, não aparecem em dispositivos mobile. Você tem 5 tipos de anotações:

Balão de Diálogo : Lembra muito as falas de revistinhas em quadrinhos, você pode usar até como um “pensamento” do ator do seu vídeo
Observação : Uma caixa de texto, eu normalmente a utilizo como um lembrete para a opção de ‘Inscreva-se no canal’.
Título: Como o próprio nome diz, apresenta uma forma de texto e pode ser usado como destaque para uma frase ou palavra-chave dentro de vídeo.
Vídeos do Momento: Eu normalmente faço a indicação de um vídeo do canal, aproveito e, quando crio meu vídeo e sei que vou indicar algum vídeo, aponto para o lado no vídeo e na edição acrescento uma imagem do vídeo. Veja um exemplo neste link
Rótulo : Você pode utilizar o rótulo como por exemplo, no final do vídeo indicar um canal parceiro, ou suas redes sociais, e até mesmo um vídeo superior a este, acredito que esta é a melhor opção para fazer isso.
Utilize essas anotações de forma moderada e criativa.

14- Cards

Foto: Reprodução/Barbara Mannara
Os cartões (cards) chegaram ao Youtube em 2015 e, diferente das anotações, podem ser visualizados nos dispositivos mobile. Eles aparecem dentro de uma coluna, no lado direito do vídeo, em um momento predeterminado por você. Existem alguns tipos de cards, que podem ser selecionados dentro do menu de edição dos vídeos.

15- Adicionar à Playlist


Se o seu vídeo faz parte de uma série, ou se você pretende fazer uma playlist sobre o assunto que ele aborda, é melhor já adicioná-lo à playlist antes da publicação para não esquecer de fazer isso depois.
Tem um tutorial detalhado de como inserir um vídeo em uma playlist dentro do seu canal!

16- Criar enquete no canal

Se você deseja captar a opinião de seus visitantes e inscritos no seu canal de YouTube, nada melhor do que criar uma enquete. No site é possível criá-las utilizando o recurso de cards (anotações nos vídeos publicados, adicionados pelo dono da conta).

Pós Lançamento do Vídeo

Aqui, você precisa ser sagaz.

17- Responder Comentários

Com o tempo, é comum que cada vez mais pessoas comentem os seus vídeos assim que eles forem lançados. Fique de olho nos comentários e responda o mais rápido que puder para incentivar o engajamento dos fãs.

18- Modifique o Vídeo da Página Inicial


Na página inicial do seu canal há 2 vídeos de destaque, mas apenas 1 deles aparece para o seu público de acordo com um fator:
– Quem é inscrito
– Quem não é inscrito
Isso mesmo, você pode selecionar 2 vídeos de destaque na sua página inicial, cada um para um público.
Assim que lançar o novo vídeo, vá até a página inicial e o selecione como novo vídeo de destaque para os já inscritos. Isso o ajudará aumentar o número de visualizações em menos tempo.
É comum exibir para os não inscritos o trailer do canal, mas isso não é uma regra e cabe a você decidir se vale ou não a pena.

Dicas Especiais

Dicas simples, mas muito úteis e eficazes:

19- Marca d’água de Branding

As emissoras de TV, por exemplo, exibem sua logo no canto inferior direito da tela, e você também pode fazer isso no Youtube.
A marca d’água não serve apenas de enfeite. Clicando nela, é possível se inscrever no canal. Você pode configurá-la para aparecer durante todo o vídeo ou durante um período específico.
Basta acessar a opção de branding, localizada no menu “Canal”, e fazer o upload da imagem.

20- Conteúdo em Destaque

Selecione um conteúdo e escolha o momento em que ele será promovido em um de seus vídeos. No momento desta postagem, reparei que o Youtube fez uma leve modificação na divulgação que é realizada ao final do vídeo, mostrando o vídeo selecionado como sugerido.
De qualquer forma, é uma ótima função que deve ser utilizada para aumentar o número de visualizações de seus vídeos. Vá no menu “Canal” e clique em “Conteúdo em Destaque”.

21- Arrume a Página Inicial do Seu Canal

Os menus da página inicial de um canal podem ser personalizados. Você pode alterar os títulos e até mesmo escolher se os vídeos aparecem em linha horizontal ou vertical.
Fazer isso poderá melhorar a experiência do seu público ao acessar o canal, além de chamar mais atenção para os vídeos que aparecem na página inicial, aumentando assim o número de visualizações

22- Utilize o Centro do Criador


O Centro de criação é O local onde você encontra ótimos recursos que ajudam você a fazer vídeos incríveis, encontrar seu público e desenvolver seu canal.

23- Customize o player

Se você tem um blog/site pode divulgar seus vídeos de uma forma mais criativa utilizando essa ferramenta e deixar seus fãns antenados no seu canal.

24- Divulgue no Facebook

 

Selecione um pequeno trecho de vídeo, preferencialmente menor que 1 minuto, e faça o upload no Facebook. O truque é se aproveitar da função de player automático da plataforma e da opção de “assistir mais”, que possibilita que você insira a URL do seu vídeo para que o expectador clique no aviso e vá direto para o Youtube. E se você não tiver o arquivo do seu vídeo ao seu alcance?
Faça login no seu canal, vá até o gerenciador de vídeos e clique na seta que fica ao lado de editar. Depois disso, basta baixar uma versão em MP4 e fazer a edição do pequeno trecho que pretende exibir no Facebook.

24- Edição

Vou citar 5 editores de vídeo gratuitos para você editar seus vídeos, personalizar as capas, criar vinhetas e aproveitar ao máximo tudo que eles oferecem. Vamos lá:

1. Windows Movie Maker

O editor de vídeos da Microsoft é provavelmente o mais utilizado. Deixe seu filme do jeito que quiser com as ferramentas de edição do Movie Maker. O programa traz um estúdio de cinema para seu PC e a qualidade das edições fica com características profissionais.

2. Lightworks

Este é um editor de vídeos usado por profissionais, com recursos avançados e inúmeras possibilidades, indicado para quem precisa de bons resultados sem pagar caro por isso. Baixe o Lightworks e conheça uma experiência nova de edição.

3. YouTube Video Editor

Sim, o próprio YouTube tem um editor de vídeos online. Você pode juntar vários vídeos, fazer cortes, adicionar legendas e já publicar o conteúdo no YouTube, sem complicação. Ele só não oferece recursos de efeitos, mas já quebra o maior galho para uma edição rápida.

4. VSDC Free Video Editor

Aqui você não vai passar sufoco para editar seus vídeos. O VSDC Free Video Editor conta com recursos qualificados e uma grande variedade de efeitos e filtros pré-definidos, que podem ser aplicados a uma gravação com um simples clique.

5. Free Video Editor

Está é uma versão aprimorada do VirtualDub. O Free Video Editor oferece mecanismos para a edição de vídeos, mais especificamente o corte de trechos desnecessários ou indesejados, sem a necessidade de recodificá-lo. Ou seja, as propriedades e a qualidade do conteúdo original são preservadas.

24- Configurações avançadas


Se você domina um pouco mais edição de vídeo e quiser incrementar seus vídeos, pode clicar e conhecer alguns códigos de incorporação, muito úteis, para customizar suas páginas. Fica a dica!

Conclusão

O Youtube fornece várias ferramentas. Nem citei o que você pode e deve fazer com o Analytics incorporado ao seu canal e muitas outras funções, como a possibilidade de adicionar legendas. Acredito que os itens e dicas deste checklist vão ajudar muitos produtores de conteúdo, principalmente os novatos. Se você gostou do texto, não esqueça de deixar um comentário.
Os blogs que me ajudaram a escrever esse post foram:  Oportunidade Digital,  Techtudo, Novidades100, Baixaki, Youtube, RedeBrasil, MarketingcomDigital.

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