27 março, 2011

Moda na Prateleira

A biblioteca de quem trabalha com moda ou se interessa por ela foi enriquecida em 2008 com diversos títulos. Têm livros para todos os gostos e estilos.


Estudar a Moda – Corpos, Vestuários, Estratégias
Escrito por docentes da Universidade de Bolonha, esse livro é um material de referência indispensável para quem quer fazer a moda de maneira diferenciada: entendendo a relação do homem com a indumentária, conhecendo os processos produtivos de empresas do setor, aprendendo as diferenças entre uma grife orientada para o produto e uma grife orientada para o mercado. É a moda despida de conotações simplistas e tratada de forma completa – história da moda, psicologia da moda, marketing em empresas de moda, jornalismo de moda, artes decorativas e moda.


Design de moda – Olhares diversos
Dentre os diversos olhares possíveis para o Design de Moda, Dorotéia Pires tenta discutir alguns. Reunindo 28 autores, entre nacionais e internacionais, ela traz neste livro as diferentes etapas, conexões e inter-relações do design. De modo estratégico, para assim, consolidá-lo no mercado de moda brasileiro. Entre os co-autores do livro e que oferecem a sua vivência e pontos de vista sobre o tema estão: Andrea Saltzman; Carlo Vezzoli;Cláudia Garcia Vicentini e Kathia Castilho; Deborah Christo; Dijon De Moraes; Gabriela Jobim; Manuela Neves; Giovanni Maria Conti; José Jorge Boueri; Laura Novik; Alex Blanch; Márcia Maria Couto Mello; Maria Celeste Sanches; Mario Araújo,Manuela Neves e Jorge Neves; Miriam Levinbook; Mônica Moura; Nanni Strada; Patrícia de Mello Souza; Rosane Martins, Cleuza Fornasier e Ana Paula Perfetto; Rosane Preciosa e Gisela Beluzzo; Suzana Barreto Martins e Verônica Fiorini



Editora: Estação das Letras e Cores
De moda não só, acadêmica, mas nem tanto”, assim é definida a Dobras Revista, publicação que chega agora a 4º edição. Com capa ilustrada pelo estilista Ronaldo Fraga, e artigos assinado por Fred Góes, Maria do Carmo Teixeira Rainho, Ana Cristina Arantes e Mariana Rachel Roncoletta, a revista se propõem a disseminar estudos de profissionais do universo da moda brasileira.

Pequenas Grandezas
Pequenas, mínimas, coloridas e divertidas assim são as obras criadas pelo artista curitibano Hélio Leite. No livro “Pequenas Grandezas”, Rita de Cássia Baduy Pires “senta” por Hélio – já que o artista confessadamente não tem paciência de sentar e escrever sobre o seu trabalho – e fala dele e sobre ele através de sua obra e marca registrada, as miniaturas de sucata. A lembrar, a autora também é artista focada nos encantos e magias da miniatura.

Consumo da Moda: a relação pessoa-objeto
Um cenário inédito para estudo de consumo, esse é o foco deste novo trabalho da pesquisadora Ana Paula Miranda. Buscando as principais relações entre a mulher brasileira e as grandes grifes, Ana Paula apresenta o fenômeno do consumo do viés da moda.

Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo
Organizado por Ana Claudia de Oliveira e Kathia Castilho “Corpo e Moda” é fruto da parceria USP e UFSC e de seus mais diversos pesquisadores. Abordando a relação entre o corpo e a moda, o livro reúne textos que possibilitam enfoques diferenciados e inter disciplinares. Desenvolvendo, portanto, vários dos desdobramentos possíveis do tema. 

Casa Gucci: uma história de glamour, cobiça, loucura e morte.
Glamour, sucesso, cobiça. Durante três gerações a fama do clã italiano Gucci foi palco para intrigas, brigas e morte. Neste livro, a jornalista Sara Gay Forden relata a saga da família fundadora da marca homônima. Iniciando com a fundação da grife por Guccio Gucci, e culminando com o assassinato de Maurizzio Gucci, o livro ainda relata o renascimento da marca nas mãos de Tom Ford e das disputas entre o grupo LHMV e PPR pelo nome Gucci.

A Jóia: História e Design
Designer de jóias, Eliana Gola reescreve a história da joalheria mundial neste livro. Partindo das culturas grega, romana e egípcia, até chegar ao Brasil moderno, ela mostra as diferentes utilizações e técnicas para se trabalhar metais e pedras. Além de apresentar, ao final do livro um manual de como apresentar coleções, exemplificando com as suas próprias criações.

Nas Sombras de um Sonho – história e idéias da fotografia de moda
Partindo da perspectiva de que a moda vive dentro da fotografia, o professor de História da Fotografia, Claudio Marra busca, neste livro, retratar as técnicas e modelos desta arte. Abrangendo o final do século XIX e o inicio do século XXI, o autor identifica as idéias e os padrões mais produtivos da moda, da fotografia e dos dois juntos.

O Ciclo da Moda 
Erika Schmid e Marta Feghali não se conheciam, até sentarem juntas para organizar esse livro. No “O Ciclo da Moda” foram reunidas e compartilhadas as experiências de seis profissionais da moda, que relataram seus processos próprios “de fazer moda”, e suas linguagens.

Deluxe: como o luxo perdeu o brilho
Existem duas fases para o luxo, uma antiga, restrita e glamourizada, já a outra, nova, democratizada, acessível e pirateável. O paralelo entre ambas se tornou ponto de partida deste livro de Dana Thomas. Revelando os bastidores das grandes grifes mundiais do luxo, a autora busca responder quais e como são essas novas necessidades não tão necessárias do consumidor.
Coleção Moda Brasileira
Foram lançados mais cinco exemplares da coleção Moda Brasileira lançada pela Cosac&Naif.Os nomes da vez são: André Lima, Clô Orozco, Lenny Niermeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço. Todos têm seu universo particular desvendados em livros individuais que misturam ensaios, com cronologia mais textos de convidados, e muitas, mas muitas imagens. A coleção já lançou os livros com o trabalho de Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues.
Tecidos: história, tramas, tipos e usos
Principal matéria-prima da moda, o tecido foi também ponto de partida para a jornalista Dinah Bueno em suas pesquisas. No livro, ela esmiúça as tramas da história e das diversas utilizações presentes em cada cultura, chegando até a Indústria da Moda moderna. Sem esquecer, de explicar e exemplificar os mais diversos de tecidos, seus usos e fabricações diversas.
História Social da Moda.
Muito mais do que curiosidade, a história da moda é também um recorte das mudanças sociais. Traçando um panorama das principais mudanças ao longo da história mundial, Daniela Calanca desenvolve esse livro, partindo da Idade Média, até chegar aos dias de hoje.

Vida Modelo
Aos 63 anos, John Casablancas, o lendário fundador da agencia Elite, lança sua primeira biografia. Nela, relatos da vida pessoal e profissional do autor se mesclam às histórias das grandes tops – Naomi Campbell, Gisele Bündchen, são só alguns dos nomes que lideram a lista – descobertas e criadas por ele.

Questão de Estilo 
Muito além de usar determinada grife, elegância e charme dependem de estilo. Esse atributo, entretanto não se compra, mas se desenvolve ao longo dos anos. No livro Questão de Estilo a estilista Carrie McCarthy e a idealizadora de estratégias de comunicação Danielle Laporte ajudam o leitor a mergulhar em “si”, e exercitar suas vontades e preferências. Sempre buscando, a “essência estilística” própria de cada um.

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