Os 15 melhores bancos de imagens gratuitos que você precisa conhecer

11:52

Utilizar imagens é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Seja nas redes sociais, na criação e divulgação do seu blog, site ou até mesmo nos seus materiais ricos (ebooks e whitepapers), utilizar imagens nos seus produtos melhora a maneira como eles são “consumidos” pelos seus visitantes/leitores. Pensando nisso preparei uma lista com os 13 melhores bancos de imagens gratuitos que você precisa conhecer! Confira:

Esta grande galeria está sempre em constante crescimento e já conta com mais de 350 mil fotografias e imagens ordenadas por categorias. Para baixar uma imagem, você precisa apenas fazer cadastro no site e escolher as imagens que mais lhe agradar. Logo na mensagem de boas vindas você é advertido que pode utilizar as imagens para fins comerciais, recreativos ou artísticos.
O site disponibiliza diversas fotos de conteúdos variados e com postagens novas a cada 10 dias.  Com layout simples e de fácil navegação. Você deve cadastrar seu e-mail para receber 10 novas fotos a cada 10 dias. O site possui um banco de dados com dezenas de imagens disponíveis para download.


Nesta ferramenta você pode adquirir imagens para seu post em excelecente qualidade, sempre que preciso de uma imagem para ilustrar algum post recorro ao Visual Hunt. Minha dica é vocês pesquisarem palavra-chave em inglês que tenha a ver com o post que está fazendo, assim ficará mais fácil de achar aquilo que você procura. 

Com mais de 600 mil downloads desde setembro de 2013, o “Pic Jumbo”, apesar de ter poucas imagens, não perde em qualidade para nenhum de seus concorrentes. Você irá encontrar centenas de imagens e ilustrações em alta resolução para downloads, fotografadas por Vicktor Hanacek.
Aqui você tem uma enorme quantidade de fotos de altíssima qualidade. Muitas surpreendem nesse aspecto, considerando que praticamente todas não exigem nem ao menos o crédito. Uma coisa legal também é a busca por cor predominante (que aparece logo na home no canto inferior direito).
O site disponibiliza diversas fotos gratuitas para download, mas com algumas categorias especificas, como por exemplo Fashion, como na busca da imagem acima, além das imagens de alta qualidade, ricas em detalhes e totalmente livres.

Flickr é a mais tradicional rede de fotógrafos em atividade. Novos chegaram e antigos já se foram, mas o Flickr continua forte. Vários fotógrafos optam por compartilhar seus trabalhos gratuitamente. Ao buscar uma foto, podemos definir isso como um filtro e encontrar apenas trabalhos publicados na licença Creative Commons. Para fazer essa busca avançada, pode usar o link https://www.flickr.com/search/advanced/ e na última parte ativar tanto a parte “Busque apenas no conteúdo licenciado pelo Creative Commons” quanto as opções abaixo, dependendo se seu trabalho será uma adaptação ou de uso comercial.
É um site que vende imagens e semanalmente oferece uma galeria com imagens grátis.

Totalmente prático e de boa estética, o banco já conta com mais de um milhão e meio de imagens e fotografias grátis. Para obter uma imagem, basta clicar nela e pronto. Você conseguirá ver qual é o tipo de licença e o site de procedência.

O site afirma que todas as imagens estão livres de restrições de direitos autorais, tem uma variedade de temas e com um layout simples, moderno e também de fácil navegação.

11. Pixabay

Belas fotografias de domínio público. Explore categorias e ainda escolha o tamanho do arquivo que mais lhe agradar.

12. Google
Google, e porque não? O Google tem ótimas opções de busca avançada também nas imagens. Essas opções estão dentro de “Ferramentas de pesquisa”, lá você poderá procurar apenas por imagens em alta resolução, na cor e formato de arquivo desejado. E o mais importante para esse artigo, a opção de filtro de licença. No lugar de “Sem filtro de licença” use “Marcadas para reutilização com modificação” e tenha acesso a fotos de diversos sites que compartilharam esse conteúdo gratuitamente.


Apesar de não ser um dos maiores, tem ótimas fotos, assim como outras coisas úteis como templates, vetores, texturas e planos de fundo… MAS… A grande desvantagem é que essas fotos não tem a licença estendida para uso comercial, apenas pessoal. Ou seja, não utilize para clientes ou para fins lucrativos.

14. PhotoPin
O site é mais direcionado a pessoas que se dedicam a tarefas mais criativas. Ele conta com uma grande variedade de arquivos gráficos e que estão disponíveis de maneira gratuita e, em sua maioria, com licença Creative Commons pedindo apenas solicitação de atribuição.


15. 500px
Também em constante crescimento, o 500px conta com várias categorias que estão divididas em licenças e temas, a fim de facilitar o processo de procura de imagens.

You Might Also Like

0 comentários